O promotor Alexandre Marcus Fonseca Tourinho, 50, foi o mais votado na eleição ocorrida na última segunda-feira pelos integrantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), para o cargo de Procurador-Geral de Justiça (PGJ) para o biênio 2025-2027, com 297 votos. Os promotores José Edvaldo Pereira Sales e Érika Menezes de Oliveira receberam 215 votos e 172 votos, obtendo a segunda e terceira colocação, respectivamente.
Os três comporão a lista tríplice de onde sairá o sucessor do atual PGJ,
César Mattar Jr., que esteve à frente da procuradoria geral nos dois últimos biênios (2021-2023 e 2023-2025). A lista será encaminhada ao governador Helder Barbalho que tem até 15 dias para escolher o novo Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará. A posse do novo PGJ será em abril de 2025.
Junto com a votação para PGJ ocorreu também a votação para os membros efetivos e suplentes do Conselho Superior do órgão para o mandato de 01/01/2025 a 31/12/2026. Os mais votados foram os Roberto Antonio Pereira de Souza (273 votos), Armando Brasil Teixeira (268 votos), Joana Chagas Coutinho (249 votos), Isaias Medeiros de Oliveira (240 votos), Maria do Socorro Pamplona Lobato (216 votos), Maria da Conceição de Mattos Sousa (211 votos) e João Gualberto dos Santos Silva (201 votos). O novo corregedor eleito pelo Colégio de Procuradores foi Antônio Eduardo Barleta de Almeida.

A promotora Ana Maria Magalhães, presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP), comemorou a civilidade e transparência de como a eleição foi conduzida no MPPA. “Cada candidato pôde apresentar as suas propostas para a gestão e a classe avaliou que a candidatura de Alexandre Tourinho era a melhor para a chefia do Ministério Público”, ressaltou.
A promotora destacou ainda que votação refletiu a confiança que a classe deposita nos nomes mais votados no pleito, que participaram da atual gestão. “Nossas expectativas são as melhores possíveis, Esperamos que o governador nomeie o mais votado para o cargo. Como ex- presidente da nossa associação, Alexandre Tourinho compreende a fundo os anseios da nossa classe e conhece, nossas lutas e necessidades, já lutou pelos nossos direitos enquanto presidiu nossa entidade classista”, espera.