A diretoria da Ampep prestigiou na noite da última quinta-feira no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia a posse do promotor de Justiça César Mattar Jr., que foi reconduzido para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará no biênio 2023-2025. Mattar foi reeleito em candidatura única com 308 votos no dia 1/12/2022.
Na ocasião, o presidente Alexandre Tourinho entregou ao PGJ o título de sócio benemérito da AMPEP, aprovado por unanimidade em Assembleia Geral, em razão de toda a contribuição dada por César Mattar à luta em defesa das prerrogativas dos promotores e do engrandecimento de nossa entidade. Também participaram da cerimônia os diretores Sabrina Kalume, Sandra Gonçalves, Paula Caroline, Adriana Passos e Márcio Faria.
O PGJ presidiu a Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP) nos biênios 2006/2008 e 2008/2010; e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) nos biênios 2010/2012 e 2012/2014.
Com mais de 28 anos de atuação no MPPA, Mattar é titular da cátedra N°39 da Academia Brasileira de Direito (ABD), da cátedra N° 2 do Instituto Sílvio Meira (ISM) – Academia de Direito, e da Academia Paraense de Letras Jurídicas – Cadeira n° 06.
Em 2022, César Mattar foi eleito para a vice-presidência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) – Região Norte e para o cargo de presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG). O mandato será de um ano, a partir de maio de 2023. Essa é a primeira vez que um PGJ do Pará é eleito para presidir o CNPG.
Antes da posse, na última quarta-feira à noite ocorreu a celebração de uma missa na Igreja de Santo Alexandre, presidida pelo Arcebispo D Alberto Taveira, com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.