AMPEP

Ana Maria Magalhães empossada na presidência da AMPEP para o triênio 2024-2027

Uma grande festa institucional e de confraternização, com a presença maciça de associados e autoridades municipais e estaduais marcou a posse, no último dia 8, na sede social da Assembleia Paraense, da promotora Ana Maria Magalhães na presidência da Associação do Ministério Público do Estado (AMPEP) para o triênio 2024-2027.

Ana Maria é a terceira mulher a presidir a associação. Foi eleita no último dia 28/06 com apoio majoritário da categoria, recebendo 265 (63%) dos 419 votos válidos de promotores, procuradores e aposentados filiados, tendo como vice-presidente o promotor José Godofredo Pires dos Santos. Depois de 22 anos uma mulher volta a comandar a entidade de classe.

Ana Maria foi a primeira mulher a coordenar o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado e substitui o promotor Alexandre Tourinho, que presidiu a associação nos últimos dois anos.

O prefeito Edmilson Rodrigues e Alessandro Samartin de Gouveia, presidente da Associação do Ministério Público do Amazonas e Secretário Geral da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP); compuseram a mesa oficial do evento.

Camilo Centeno, diretor-presidente do Grupo RBA de Comunicação; José Dilson Júnior, Comandante Geral da Polícia Militar; e a promotora Sabrina Kalume, foram condecorados na cerimônia de posse de Ana Maria com a comenda “Honra ao Mérito” da AMPEP.

A nova presidente da AMPEP disse que assume o cargo com inúmeros desafios e um deles será a de suceder Alexandre Tourinho que, segundo ela, fez uma gestão histórica à frente da AMPEP, conquistando muitos direitos e garantias para a classe.

Ana Maria também pretende valorizar a categoria dos eméritos da associação que, segundo ela, deixaram um legado de lutas para a classe e para a sociedade que não pode ser esquecido, além de avançar muito na questão da mulher no âmbito do Ministério Público. Para isso, a nova gestão criou uma diretoria específica para esse segmento, o que é uma novidade.

Alexandre Tourinho fez um balanço positivo da sua gestão e diz que entrega o cargo para a nova presidente com a sensação de dever cumprido, afirmando que sua gestão procurou valorizar a cada dia a profissão do promotor e procurador de justiça, sobretudo no que tange às prerrogativas.

César Mattar Jr., Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado, ressaltou que a gestão de Tourinho se tornou um referencial dentro da AMPEP e do MPPA, sendo um mandato exemplar e reconhecido por toda a classe, afirmando que a AMPEP ficará ainda mais fortalecida na gestão de Ana Maria.

Ana Maria iniciou sua carreira em Ourilândia do Norte. Em seguida atuou em Tucumã, São Felix do Xingu, Conceição do Araguaia, Itupiranga, Tailândia, Chaves, Rondon do Pará, Itaituba, Marabá, Barcarena, Castanhal, Marituba, Mosqueiro, Tribunal do Júri em Belém e Icoaraci, entre outras comarcas.

Atuou como membro da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo (2005-2009). Foi a primeira mulher a assumir a coordenação do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO), permanecendo no cargo no período de abril de 2021 a maio de 2024.

É Mestre em Direito (UFPA), Especialista em Ciência Política (UFPA), Especialista em Processo Civil (FGV), Mestranda em Segurança Pública (UFPA). Professora de Direito Penal e Processo Penal na Faculdade Estácio do Pará (FAP) (2013-2018). Hoje leciona na faculdade Estratego.