Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, nesta quarta-feira (22), foi realizada uma homenagem aos 131 anos do MPPA. O evento, realizado no auditório Nathanael Farias Leitão, no prédio sede da instituição, destacou a importância do Ministério Público para a democracia, teve o comando do Procurador-Geral César Mattar Jr e contou com a presença, entre outros, do governador Helder Barbalho e do presidente da AMPEP (Associação do Ministério Público do Estado do Pará), Márcio Maués de Faria.
Na ocasião, foram entregues medalhas “Dos 131 anos do Ministério Público do Estado do Pará”. O Procurador-Geral ressaltou que o MPPA é parte de uma engrenagem de redução de conflitos, e que “sua existência como instituição se confunde com a evolução do pensar da administração da Justiça. É um filho da democracia plena”, comentou Cesar Mattar Jr.
Em seu discurso, Márcio Maués ressaltou que homenagear o Ministério Público é homenagear a cidadania. “Forjado nas dificuldades, é justamente nos momentos de dificuldades do nosso país que o MP revela sua grandeza. E é na diversidade que ele revela sua grandeza e encontra forças e inspiração para sua permanente transformação para adaptar-se às dinâmicas da sociedade moderna, seus anseios e desafios”.
Presidente da Assembleia Legislativa do Pará, o deputado estadual Francisco Melo, o “Chicão”, ressaltou a importância das instituições dentro do país. “As instituições têm um papel fundamental nesse país para assegurar nossa democracia. Nesse cenário, o MPPA tem um papel fundamental de fiscalizador na sociedade do dinheiro público, por exemplo. Ser homenageado pelo MP desse estado é uma honra e um privilégio”.