A tarde do segundo dia do evento iniciou com o segundo painel do dia, que continha a aguardada participação dos integrantes do Ministério Público do Estado do Pará no debate. O primeiro tema foi “Impactos socioambientais e a necessidade de consulta prévia tendo como palestrante a promotora Renata Valéria Pinto Cardoso, doutoranda em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido e mestra em Segurança Pública pela UFPA; e especialista em Direito Agrário pelo Cesupa.
O segundo tema foi “Mineração transnacional e conflitos socioambientais na Amazônia, que teve como palestrante Joyce Cardoso Olimpio Ikeda, doutora em Políticas Públicas e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento e Direitos Humanos na Amazônia (GEDHA/CEAF-MPPA).
O terceiro tema foi “A importância da eletrificação para o exercício de Direitos Humanos na Amazônia pelas Populações Tradicionais: O Caso De Juruti”, que teve à frente o promotor de Justiça Nadilson Portilho Gomes, membro auxiliar do Centro de Apoio Operacional Processual, Cível e do Cidadão do MPPA, bacharel em Direito pela UFPA e mestre em Ciências Histórico-Jurídicas pela Universidade de Lisboa.
O último tema do evento foi “As perspectivas da Margem Equatorial”, que teve como palestrantes Mayara Martins Aquino (coordenadora Técnica de Projetos de Exploração Petrobras) e Priscila Moczydlower (coordenadora de Responsabilidade Social Petrobras)
O encerramento do evento foi com muita descontração com uma apresentação de um standup do “Tradutor Paraense”