O segundo dia do O Ciclo de Debates “A Produção de Energia na Amazônia – A Margem Equatorial (Petróleo e Gás) e outras fontes renováveis” começou com o lançamento da 4ª edição da Revista da Ampep. A publicação reúne artigos científicos de membros do MPPA e integrantes de universidades, fomentando a cultura jurídica local e nacional. A edição teve como coordenadores os promotores Edvaldo Sales e Hélio Rubens Pinho Pereira. Com eles, o presidente da IOEPA, Jorge Panzera, parceiro da associação na impressão do livro.
O primeiro tema do dia foi “Impactos do Pré-sal nos Municípios Costeiros Fluminenses”, com o palestrante Romeu e Silva Neto, coordenador do Observatório Sócio Econômico dos Municípios Produtores de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro. Em seguida A professora Fernanda Delgado, executiva do setor de energia, palestrou sobre “A Transição Energética – O Petróleo inviabiliza as fontes limpas?”
Logo após iniciaram os painéis do evento, sendo que o primeiro teve como foco “Entidades Sociais de áreas afetadas por grandes projetos na Amazônia”. O primeiro tema do painel foi “Impactos de grandes projetos nos direitos humanos e ambientais, recorte Belo Monte”, que teve como palestrante Daniela Soares da Silva, Licenciada em geografia pela Universidade Federal do Pará(campus Altamira) e que integra a coordenação do Coletivo de Mulheres do Xingu.
O segundo tema do painel foi “Maretórios Amazônicos: possibilidades de diálogos”, com Lucas Gabriel Pereira da Silva, Bacharel em Oceanografia e Mestrando em Ecologia Aquática e Pesca (UFPA).
O terceiro tema do painel foi “A luta por garantia dos Direitos humanos dos povos da Amazônia “Desafios e perspectivas”, palestrado pela socióloga e Mestra em políticas públicas Maria Antônia Soares Salgado, defensora de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais das mulheres e dos povos da Amazônia; integrante da coordenação executiva do SOS costa atlântica da Amazônia.